Estudo Eleitoral Brasileiro - ESEB 2022

Apresentação

O ESEB é survey nacional pós-eleitoral realizado pelo CESOP desde 2002 e que em 2022 chegou a sua 6° onda. Realizado sob a coordenação da Profa. Dra. Rachel Meneguello, o ESEB é um projeto associado ao Comparative Study of Electoral Systems Project (CSES) da Universidade de Michigan, com participação de dezenas de instituições de vários países. Adicionalmente ao conjunto de questões desenvolvidas pelo CSES, o ESEB também é constituído por sua própria bateria de questões, visando investigar aspectos próprios da política brasileira. 

Além de contar com questões clássicas sobre avaliação do funcionamento da democracia, escolha do voto, comportamento político e atitudes em relação à democracia, a 6° onda do ESEB também apresenta questões comparativas internacionais sobre os impactos políticos da pandemia causada pelo COVID-19, percepção sobre a participação feminina na política e formas de consumo de informação durante as campanhas eleitorais.

 

- Produzido por Beatriz Mezzalira

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre 19 de novembro a 04 de dezembro de 2022 com eleitores acima de 16 anos. As entrevistas foram realizadas em 119 municípios dos 27 estados. A amostra é composta por 2001 entrevistas e é representativa da população de todas as regiões do país. 

A seleção da amostra ocorreu em três etapas: através do método probabilístico (Probabilidade Proporcional ao Tamanho - PPT), em seguida pela seleção de setores censitários, e finalmente, seleção de respondentes de acordo com cotas socioeconômicas e demográficas, proporcionalmente aos dados observados pelo IBGE, PNAD e TSE.

 

Resultados Gerais:

A seguir apresentamos alguns dados coletados pelo ESEB 2022. A base de dados completa pode ser encontrada no site do CESOP.

  • Eleições 2022

  • Impacto da Pandemia de Covid-19 sobre a sociedade

  • Avaliação da democracia e instituições

  • Atitudes em relação à democracia

  • Perfil da amostra

CESOP - Centro de Estudos e Opinião Pública